fbpx

Nossa equipe

Michelle Almeida
Fundadora Villa Mater

     É preciso uma aldeia inteira para se criar uma criança… Essa frase sensacional ficou ecoando na minha cabeça de puérpera. Eu, de família originalmente nordestina, sempre gostei de escutar as histórias das minhas avós contando como as coisas eram na sua época, como as mulheres cuidavam umas das outras durante a gestação, no parto e no pós parto, chamado de resguardo. Como cada uma tinha uma função e como o conhecimento do que era certo ou errado era transmitido.
Eu ficava encantada com a relação mágica, meio bruxa, meio sábia que elas tinham com a natureza e a fisiologia. Tudo era orgânico e empírico.
Ouvia horas a fio as narrativas emocionantes, cheias de momentos quase trágicos, seguidos de surpreendentes reviravoltas, dignos de um bom filme premiado.
E foi em meio a essas referências e por meio do contato com o meu novo universo, que parecia desconexo do resto do mundo, que eu entendi a importância da tão falada rede de apoio e a necessidade de se retomar a forma antiga de relacionamento entre as mulheres. Onde uma não julga a outra e sim apoia.
Eu ouvi em mim o pedido de socorro que existe dentro de cada gestante ou puérpera, percebi como estávamos desprotegidas, ao relento e sem referências. Eu senti como um chamado oportunizar a outras mulheres essa experiência riquíssima que eu vivi de suporte emocional que me permitiu ultrapassar barreiras que talvez antes eu não conseguisse.
Começou a nascer em mim a ideia de uma nova comunidade…. Minha cabeça trabalhava comandada pelo meu coração para que tudo fosse se organizando.Eu queria um espaço de amor e acolhimento a mulheres que desejam engravidar, gestantes, mulheres no pós parto e mães que perderam seus bebês, seja na gestação ou depois.
Eu queria um espaço para ouvir A MULHER por trás de tudo isso, independente do fator maternidade, o ser humano que está em ebulição.
Eu queria um lugar sem rótulos, regras, certo ou errado, que não fosse radical para qualquer lado, que recebesse todo tipo de história e anseio.
Eu queria um lugar completo, que cuidasse dessa mulher do início ao fim desse processo, que oferecesse a proteção física e emocional que ela precisa nesse momento.
Eu queria ser fonte de conhecimento, fortaleza intelectual e mina de encorajamento. Eu queria ser o abraço que ela não tem, o colo que ela merece, a extensão da sua família.
Eu queria ser uma aldeia inteira para cada mulher fragilizada, seja por algo muito crítico ou apenas pelo medo do novo. Pois eu sei, que por mais forte que essa mulher seja, ela teme.
Eu queria que toda mulher se sentisse amada, forte e segura.
E assim, nasceu a Villa Mater.

Adriana Costa
Psicóloga Perinatal

É mãe de dois milagres Davi de 3 anos e Gael de 1 ano que chegaram para somar em experiencia e felicidade.
Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental acredita que a maneira como mães e pais interpretam suas experiências nesse período de mudanças afeta a forma como se sentem e se relacionam com seus filhos, por isso zela sempre por um trabalho psicoeducativo que auxilie na construção de novos papéis.
Possui formação específica em Tanatologia acolhendo mães de anjos a entrarem em contato com seu luto e a entender que cada bebê é único! Trabalha com todas as fases: perinatal, casais que desejam engravidar, gestantes em pré-natal psicológico, mães no pós-parto, orientação parental de disciplina positiva e famílias em luto. Tem experiência no atendimento à mães com depressão pós parto e outros transtornos como exemplo o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Alessandra Bueno
Nutricionista Materno Infantil

Possui grande experiência com gestantes de alto risco e com pediatria e acredita que é por meio do cuidado e atenção a esses grupos que podemos melhorar a saúde e a qualidade de vida da população desde a concepção até a fase adulta.  Atua como nutricionista no Hospital Materno Infantil de Brasília e em outros hospitais da rede pública do Distrito Federal, em atendimentos particulares, individuais e em grupos, ministra palestras, mini cursos, roda de conversa  e workshops envolvendo a nutrição e a alimentação saudável em todas as fases da vida.

Aline Brasileiro
Medicina Ayurveda

Formada pelo Instituto Shambala de Yoga e Ayurveda, com especialização em Kayachiktsha (clínica médica Ayurvedica) pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya..
Tem formação em Yoga Integrativo pela Escola Lakshmi Yoga Vidya com a mestra de Yoga Ceres Moura.
Antes de acessar o conhecimento Ayurvédico, trabalhou 6 anos em hospital tradicional como Técnica em Patologia Clínica (bacteriologia, hematologia e parasitologia) e 3 anos como Sanitarista Pública (formação nível superior).
Atualmente atua com avaliações e procedimentos terapêuticos ayurvédicos, ministra curso de formacao em Yoga Massagem Ayurvédica e oficinas com foco em Dinacharya (rotina diária) e desintoxicação ayurvédica, além de ministrar palestras e cursos sobre a Medicina Tradicional Indiana.

Ana Terra
Fisioterapeuta Pélvica

Considera a maternidade sua mais transformadora experiência de vida. Mãe do Lucas de 6 anos (via parto cesáreo), do Dante de 5 anos (via parto natural domiciliar) e da Marina de 1 ano (via parto normal hospitalar). Acredita que a maternidade, desde o período gestacional, apresenta seus encantos e desafios e com eles transforma, fortalece e amadurece qualquer mulher. Como Fisioterapeuta Pélvica de vocação e coração, está sempre em busca de aprimoramento com especializações e cursos nas áreas da obstetrícia, sexualidade e uroginecologia e reforça que o conhecimento do funcionamento do próprio corpo e todo processo de parto contribui para uma gestação, parto e pós-parto mais saudáveis e felizes.

Carla Lancini
Ginástica Abdominal Hipopressiva

Educadora física há 11 anos e instrutora Core 360º e Ginástica Hipopressiva.
Possui formação em Hypopressive RSF Expert (level 1 e 2) e “Abdômen e Períneo” by Caufriez Concept, HTF Internacional (level 1 e 2), Low Pressure Fitness (level 1, 2 e 3) e em PIlates pela Physiopilates.
Desenvolve trabalho focado na redução da diástase abdominal e na recuperação física pós parto.

Carol Musa
Microfisioterapeuta

Mãe do Miguel de 4 anos. Com a formação em Fisioterapia e pós graduações nas áreas: ortopédica, RMA, Crochetagem, Kynesiotape, Acupuntura, encontrou no estudo da Microfisoterapia uma forma de tratar corpo e mente, promovendo a saúde, o bem estar e o equilíbrio.

Caroline Estefane
Relacionamento

 

Mãe do Heitor de 1 ano e 1 mês, administradora, enxerga a Villa Mater como um lugar de aprendizado e de amor, vivenciado por meio do contato com outras mulheres que passam pela experiência da maternidade. Para ela, a Villa representa um lugar onde pode expressar suas ideias e quem realmente é. Tem como sonho transformá-la em um espaço de acolhimento e aconchego para nossas MATERS.

Danielle Barbosa
Psicóloga

Mamãe do Kauã de 16 anos e de 3 anjos, psicóloga clínica e perinatal, com especialização em psicologia perinatal e parentalidade na abordagem TCC- terapia cognitiva comportamental. Capacitada em pré natal psicológico e luto perinatal. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH.

Fernanda Matos
Psicóloga
Fototerapeuta

Mãe do Felipe de 20 anos. Psicóloga há 20 anos, atua na abordagem Junguiana com a mulheres em fase perinatal e pós parto, assim como no atendimento a casais. Também atua na abordagem EMDR (dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares) com o indivíduo e com o casal, nos diversos temas da vida, principalmente, maternidade, paternidade, criação de filhos, casamento, dores guardadas, traumas, luto, fobias. Adora crescer com o crescimento e autoconsciência de si e do outro, nas sessões terapêuticas, nas rodas, nas palestras e cursos que ministra dentro desses mesmos temas.
Dotada de talentos artísticos, os traduz em desenho, escrita e fotografia a sua sensibilidade, empatia e amor pelos animais e pessoas.

Júlia Pá
Terapeuta Floral
Fototerapeuta

 

Mãe do Estevão de 3 anos. Terapeuta do feminino. Já viveu com mulheres em comunidades rurais e isoladas pelo mundo buscando entender, através do próprio corpo (trabalhando junto na terra, cozinhando, dançando, meditando com elas), de onde vem a potência dessas mulheres. Na volta ao Brasil, foi mergulhar dentro de si no seio da Floresta Amazônica, para estudar os florais. Desde então mescla o que aprendeu com as mulheres do mundo com o trabalho profundo dos florais de reconexão com a essência. Além disso, utiliza a fotografia como instrumento terapêutico, para transformar o olhar das mulheres sobre si mesmas e trazer à tona o poder de cada uma. Trabalha com sessões individuais e conduz Jornadas em grupo de mulheres.

Júlia Pá
Terapeuta Floral
Fototerapeuta

 

Mãe do Estevão de 3 anos. Terapeuta do feminino. Já viveu com mulheres em comunidades rurais e isoladas pelo mundo buscando entender, através do próprio corpo (trabalhando junto na terra, cozinhando, dançando, meditando com elas), de onde vem a potência dessas mulheres. Na volta ao Brasil, foi mergulhar dentro de si no seio da Floresta Amazônica, para estudar os florais. Desde então mescla o que aprendeu com as mulheres do mundo com o trabalho profundo dos florais de reconexão com a essência. Além disso, utiliza a fotografia como instrumento terapêutico, para transformar o olhar das mulheres sobre si mesmas e trazer à tona o poder de cada uma. Trabalha com sessões individuais e conduz Jornadas em grupo de mulheres.

Juliana Dupas
Educadora Perinatal

 

Mãe da Gabriela, 6 anos e João de 11 meses. Doula, educadora perinatal e empreendedora. Foi por meio do meu próprio maternar que encontrei meu propósito de vida! Hoje atuo apoiando, orientando e acolhendo mulheres que passam por tão grande transformação.

Kédima Fernandes
Chá de Boas Vindas

 

Mãe do Miguel Luz de 5 anos e do Ravi de 3 anos. Nos últimos cinco anos mergulhou no universo da maternidade e sente como um chamado o papel de ajudar outras mulheres. É Doula, Educadora Perinatal, Terapeuta holística e faz trabalhos artesanais com produtos naturais. Fortalece redes de apoio à futuras mães por meio do Evento Chá de Boas Vindas.

Lilianny Pereira
Sanitarista

Mãe do Arthur de 3 anos e Clarice de 1 ano. Descobriu na maternidade a potencialização da força do feminino e quão poderosa e transformadora é a atividade de maternar. Sanitarista, formada em Gestão em Saúde pela Universidade de Brasília. Percebe a saúde como algo muito além de uma ausência de doença, bem como a necessidade de trata-la como algo mais profundo, abrangendo diversas áreas de saberes. É preciso multidisciplinariedade para se obter saúde. Olhar voltado para elaboração de estratégias de gestão com foco na prevenção, promoção e educação em saúde. Apaixonada por epidemiologia, saúde da família e saúde da mulher.

Luiz Carlos Ferreira
Instrutor de Primeiros Socorros

Pai do Luiz Gabriel de 9 anos. Graduado em Educação Física. Atua há 25 anos como Bombeiro Militar e há 21 anos como Socorrista. Instrutor de APH-B (atendimento pré-hospitalar) há 10 anos e de OFDA-USAID ONU-USA.
Instrutor dos cursos: Curso de formação de Praças e Oficiais do CBMDF, Curso de formação da Polícia Federal, Curso de formação de Soldado da Polícia Militar e Curso de formação de Seguranças MPU. Ministra curso de primeiros socorros para bebês e crianças.

Mara Brasileiro
Acupunturista

Mãe da Laura de 4 anos e do Caetano de 2 anos. Acredita que o autoconhecimento é a chave para os males do corpo e da alma. Atua como acupunturista no cuidado da mulher, tentantes, gestantes, parto e pós parto, também nos cuidados com bebês e crianças. Especialista em massagem chinesa Tuiná, trabalha com a metodologia Erika Nery para tratamento da infertilidade (masculina e feminina), além de dominar as técnicas de Auriculoterapia e Cranioacupuntura de Yamamoto.

Marlon Camacho
Educador Parental

Pai do Joaquim de 7 anos e do Antônio de 1 ano. Formado em Engenharia da Computação, especializado em Psicopedagogia, sendo a sua grande paixão o exercício da paternidade. É educador parental, com formação pela Positive Discipline Association (USA), certificado em Disciplina Positiva para a primeira infância. Mentor do programa Criança do Futuro, oferece conteúdo pelas redes sociais, através do Facebook, Instagram e Youtube. Na Villa Mater media o Papo de Pai, uma roda de conversa entre homens com o foco na paternidade.

Mônica Costa
Massoterapeuta

Atua há 14 anos com o público feminino através de massagem relaxante, drenagem linfática, massagem modeladora, terapia com pedras quentes e bambuterapia. 

Natália Cleto
Coach de Transição

Mãe do Arthur de 3 anos e gestando o seu segundo filho. Administradora por formação e curiosa por natureza. Desde que se tornou mãe, se viu imersa no mundo da maternidade e todas as novidades e desafios que este papel trouxe para seu novo dia a dia. Vendo como a maternidade transformou sua vida, formou-se como Life Coach nos EUA e se especializou em Coaching para mães que estão passando por algum tipo de transição na vida ou uma mudança inesperada e que precisam de suporte para realizar mudanças e definir e atingir seus novos objetivos nesse novo momento de vida. Trabalha com mães em consultas individuais ou em grupo e conduz workshops.

 

Nayara Migowski
Educadora Perinatal

 

Mãe de 3 presentes preciosos, que vieram como um furacão para transformar  e encher de cor o meu mundo! Doula, educadora perinatal e empreendedora.
Apaixonada pelo universo feminino e pela imensa transformação da maternidade, hoje, trabalho para elevar mulheres, empoderando-as na força do Criador e despertando-as à protagonizar suas histórias, do nascimento ao maternar! Acredito que juntas somos pontes, somos agentes de transformação e cura! Quando unimos nossa voz e nossa força, nos tornamos  grandes! E juntas, podemos mudar o mundo!

Priscylla Moura
Enfermeira Obstetra

 

Além de ser enfermeira, pós graduada em enfermagem obstétrica e cirúrgica, é também Consultora em Amamentação, Desmame gentil e Laserterapeuta. Trabalha com atenção à saúde materno infantil, realizando atendimentos individuais e em grupo. Também ministra cursos, conduz rodas de conversa, palestras e workshops envolvendo a amamentação e primeiros cuidados com o recém-nascido, além de realizar a colocação do primeiro brinco (furo de orelhinha). 

 

Raíssa Mendes
Psicóloga Perinatal
Aromaterapeuta

Mãe da Céu de 2 anos e da Luna de poucos meses. Acredita que é pela força feminina e pelo cuidado com outras mulheres que o mundo se transforma. Atua como Psicóloga, Doula, Educadora Perinatal, Aromaterapeuta e Terapeuta especializada nos cuidados com a saúde da mulher, realizando atendimentos individuais e em grupo, jornadas terapêuticas e vivências exclusivas para mulheres. Também ministra cursos e formações em Aromaterapia, além de conduzir rodas de conversa, palestras e Workshop envolvendo a perinatalidade e parentalidade.

 

Renata Cypriano
Instrutora de Pilates
Fisioterapeuta

Mãe da Manuela de 4 anos. Fisioterapeuta com pós graduação em traumato-ortopedia e biomecânica da atividade física, pós graduanda em osteopatia, instrutora de pilates com especialização em gestantes, certificada no método Spinning Babies. Seu trabalho tem como foco central o equilíbrio do organismo da gestante e puérpera, cuidando de seus desconfortos, dificuldades e lhes ensinando a controlar e a entender seus corpos e seus sinais! Desenvolveu um protocolo de prevenção e tratamento da diástase abdominal que tem auxiliado muitas gestantes a controlar a exacerbação dessa diástase ao longo da gravidez e na recuperação pós parto das diástases que não regrediram adequadamente! Realiza atendimentos fisioterapêuticos e de Pilates, além de facilitar grupos e workshops sobre as temáticas que circundam o universo do corpo na maternidade e no pós parto.