fbpx

Curso de Introdução alimentar

Que a nossa relação com a comida não tá mto certa, principalmente nos últimos 40 anos, a gente já tá descobrindo da pior forma: a alimentação diária, seguida por grande parte da população mundial, é responsável por mais mortes do que o cigarro. A má alimentação aumenta o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer – problemas que somam 11 milhões de mortes por ano.

Vejamos alguns dados:
– 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes
– a diabetes quadruplicou nos últimos 40 anos – no Brasil, entre 2006 e 2016, houve um aumento de 60% no número de pessoas com diabetes
– em 2025, o Brasil vai ser o quarto país em obesidade do mundo
– mais de 30% das nossas crianças de 5 a 9 anos sofrem com excesso de peso.

O impacto nas crianças é ainda maior, por ainda estar em desenvolvimento, o organismo da criança e do adolescente é mais suscetível a alterações, e a alimentação é a principal forma para potencializar o crescimento saudável e o aprendizado.
Um estudo no Reino Unido demonstrou que o açúcar consumido pelos pequenos pode fazer tão mal ao fígado e ao cérebro quanto o álcool. Esse grande vilão, escondido em 74% dos produtos embalados no mercado, segundo um estudo da UCLA em 2012, dificulta a aprendizagem e a memória e retarda, literalmente, o cérebro.

Além disso, ele vicia, contribui para alterações de humor, confusão mental, depressão e ansiedade, e até aumentar o risco de Alzheimer. Além do sal e açúcar em excesso, temos gorduras ruins, agrotóxicos, corantes e muito mais contaminando os alimentos que podemos oferecer aos nossos filhos, por isso, o número de crianças com alergias e doenças muito mais graves tem aumentado tanto.  E ainda temos a questão da relação da sociedade com afeto e comida, principalmente o açúcar. É preciso transformar a educação alimentar das famílias, escolas, restaurantes, entre outros, de forma urgente!

Para isso criamos esse curso, que vai plantar a semente do conhecimento na base da alimentação: a introdução alimentar. Tanta coisa pra falar! Te esperamos lá!

Facilitadora:

Alessandra Bueno
Nutricionista Materno Infantil

Possui grande experiência com gestantes de alto risco e com pediatria e acredita que é por meio do cuidado e atenção a esses grupos que podemos melhorar a saúde e a qualidade de vida da população desde a concepção até a fase adulta.  Atua como nutricionista no Hospital Materno Infantil de Brasília e em outros hospitais da rede pública do Distrito Federal, em atendimentos particulares individuais e em grupos, ministra palestras, mini cursos, roda de conversa e workshops envolvendo a nutrição e a alimentação saudável em todas as fases da vida.

Próxima turma

Data e hora: 19 de outubro – as 9h30
Local: SCRN 716 Bloco B Entrada 28 Sala 101 – Asa Norte – Brasília
Telefone: (61) 98156-7896 – Recepção Villa Mater – (Whatsapp – clique aqui)
Valor: R$ 150,00